Tal como divulgado anteriormente, o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo esteve representado na mobilidade Erasmus+ “Let’s do IT”, na Roménia, mais precisamente na cidade de Deva.
Do nosso Agrupamento deslocaram-se três docentes e sete discentes do nono ao décimo segundo anos, dos dias 19 a 26 de outubro.
O programa da mobilidade esteve subordinado ao tema “Green Week – From Waste to Art” e durante a semana foram desenvolvidas múltiplas atividades que chamaram a atenção e consciencializaram os alunos presentes para as problemáticas da sustentabilidade, reciclagem e proteção do ambiente, promovendo uma cidadania ecológica e atenta aos problemas do planeta Terra.
Para além de Portugal, estiveram presentes delegações da Alemanha, Itália, Polónia e, claro, da Roménia, o que permitiu que os nossos discentes enriquecessem as suas competências linguísticas em inglês e conhecessem novas culturas.
O programa iniciou-se com uma cerimónia de abertura, em que todos os participantes se conheceram, uma visita guiada à escola anfitriã e a formação de grupos de trabalho, com elementos de todos os países presentes. Foram apresentadas as tarefas a levar a cabo durante a semana e apresentados os objetivos a alcançar com os trabalhos que se iriam criar.
De seguida, cada delegação de alunos apresentou aos colegas os trabalhos com a pesquisa efetuada antecipadamente sobre os temas a tratar durante esta semana ecológica, em inglês, com grande entusiasmo.
A semana continuou com uma visita guiada ao Museu ASTRA, o maior museu ao ar livre da Europa, na terça-feira de manhã, um museu etnográfico e de arquitetura popular situado na reserva natural de Dumbrava Sibiului, nos arredores de Sibiu.
A tarde foi o momento de realizar uma visita guiada ao centro histórico da cidade de Sibiu, a maior cidade do sul da região histórica da Transilvânia, e de usufruir de algum tempo livre para a tradicional compra de recordações.
Quarta-feira foi o dia de iniciar os trabalhos práticos de grupo, com materiais reciclados, sob o lema "Creating Art from Waste: A Journey into Sustainable Sculpture". A parte da tarde foi dedicada à “questing route”, no parque municipal de Deva, altura em que os alunos, nos seus respetivos grupos, tiveram de usar uma aplicação digital e descobrir vários códigos QR, de modo a realizar várias tarefas, comprovadas com a gravação de vídeos das mesmas. Deste modo, ficaram a conhecer mais um espaço no centro histórico de Deva.
O dia seguinte permitiu a continuação da realização dos trabalhos de grupo – as esculturas com materiais reciclados – e após o almoço foi altura de seguir para Hunedoara e visitar o Castelo de Corvin, um castelo gótico-renascentista. A construção do mesmo começou em 1446 e levou quase 40 anos para ser concluída. Todos os alunos ouviram as explicações do guia com bastante atenção e tiraram o máximo partido desta visita.
Sexta-feira chegou muito rapidamente e com ela a conclusão dos trabalhos de grupo, repletos de criatividade e engenho. Estavam, assim, lançados os dados para a exposição dos mesmos e para a apresentação do conceito por trás de cada um por parte dos discentes, o que aconteceu oralmente, em língua inglesa, constituindo mais uma oportunidade para usar a língua estrangeira em contexto.
A festa de despedida, realizada na cantina da escola, contou com muita animação e emoção à mistura. Criaram-se laços afetivos entre todos, bem visíveis ao longo de toda a semana e bem patentes nesta atividade final.
De salientar, ainda, que ao longo dos cinco dias, todas as delegações convidadas promoveram sessões de relaxamento, com exercícios demonstrados pelos alunos e repetidos pelos dos restantes países. Criou-se, desta forma, um ambiente muito propício à tranquilidade e a uma maior ligação entre todos os presentes.
Todos, alunos e professores, concordaram que esta semana foi uma experiência incrível e inesquecível, enriquecedora a muitos níveis (pessoais, relacionais e académicos) e incitam a que mais discentes participem e se candidatem, no futuro, a experienciar novas mobilidades Erasmus+!
“Let’s do it!”
A Equipa Erasmus+
Testemunho da aluna Nádia Pais (12º ano), a propósito da mobilidade à Roménia:
“Participar nesta mobilidade Erasmus foi, sem dúvida, uma das melhores experiências da minha vida. Tive a oportunidade de estudar noutro país, mesmo tendo sido só por uma semana, conhecer uma cultura nova, melhorar o meu inglês e, acima de tudo, tornar-me mais independente.
No início, estava com algum receio, pois nunca tinha estado uma semana sem a minha família e saberia que iria estar fora da minha zona de conforto, mas isto faz parte do processo e sabia que independentemente disso a vontade de ir era maior e tinha a certeza que iria ter uma experiência maravilhosa.
Rapidamente percebi o quanto esta aventura seria enriquecedora e o quanto eu iria gostar!
Conheci pessoas de várias partes do mundo, fiz amizades incríveis, e cresci muito a nível pessoal.
Viver fora da zona de conforto ensinou-me a ser mais autónoma e a ver o mundo de forma diferente. Cada dia trazia uma aprendizagem nova, fosse ao explorar a cidade, ao resolver desafios, ou ao compartilhar momentos com pessoas de culturas diferentes.
Voltei com uma mala cheia de experiências e histórias que vou levar para sempre comigo.
Erasmus não é só ir viajar, vai muito além disso, é estarmos preparados para convivermos com uma família e estudantes que não conhecemos, é sobre aproveitarmos ao máximo e de certa forma autoconhecermo-nos.
Cresci enquanto estudante e sou muito grata pela experiência maravilhosa que tive. Um obrigada à minha família da Roménia, professores e aos meus amigos com quem partilhei a experiência!
Fazer Erasmus foi uma oportunidade única e recomendo a todos os alunos que aproveitem esta experiência e sempre que possam façam-no, arrisquem!”
Testemunho da aluna Katia Pina (9º ano), a propósito da mobilidade à Roménia:
Conseguir fazer parte desta aventura que é o erasmus foi uma das melhores experiências da minha vida. Ajudou-me a evoluir como pessoa e a ver as coisas de maneira diferente, conhecer uma nova cultura e crescer mentalmente. Ao longo destes vários dias diversificados, aprendemos bastantes coisas como o projeto que que realizámos com materiais reciclados nas aulas, mas o que aprendi mais foi a tornar-me independente e a estar longe da minha família. Sem dúvida não foi uma tarefa fácil, mas isso ajudou-me a ser um ser humano mais forte, a conhecer pessoas de diferentes países e a fazer amizades com as mesmas fez-me aprender que não importa a nacionalidade, todos somos seres humanos incríveis. A melhor parte desta experiência, obviamente, foi conhecer pessoas novas e formar novos laços. Não me arrependo minimamente de ter feito Erasmus e com certeza voltaria a repetir esta experiência mil e uma vezes. Recomendo a todos os alunos que o possam fazer que façam!
Comentários