A semana de 21 a 27 de abril de 2024 foi muito diferente e especial para sete alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo.
Quatro membros da Equipa Erasmus+ Portuguesa e sete alunos do ensino secundário participaram na mobilidade à Letónia (país anfitrião desta mobilidade), no âmbito do projeto “Let’s do IT”, tendo os envolvidos sido recebidos na Escola Secundária de Ozolnieki.
Ao longo dos vários dias da semana foram muito diversificadas e produtivas as atividades desenvolvidas e constantes no programa delineado pelos professores da Letónia, num espírito de verdadeira colaboração, ao serviço da educação e dos alunos dos vários países presentes (Letónia, Portugal, Alemanha, Polónia e Roménia).
O primeiro dia iniciou-se sob a neve alva da Letónia, com uma bonita cerimónia de abertura e a apresentação dos grupos envolvidos nesta mobilidade. Foram formados grupos, com estudantes dos diversos países participantes e realizada uma visita guiada à escola, o que tornou a integração neste novo espaço muito mais acolhedora.
Da parte da tarde, depois do almoço na escola, procedeu-se à apresentação das tarefas a desenvolver ao longo da semana. De seguida, tivemos o prazer de assistir à apresentação sobre as danças nacionais da Letónia e todos puderam experimentar as danças apresentadas. Posteriormente os discentes e docentes presentes puderam ver a apresentação sobre “Questing Routes” e começar a preparar os trabalhos de grupo. O resto da tarde foi passado com as famílias de acolhimento.
Os dias que se seguiram começaram bem cedo (sempre às 8:30, na Escola), com “Ice breaking and warm up activities”.
A 3ª feira trouxe a oportunidade de assistir às apresentações das danças nacionais de Portugal e da Alemanha e consequente prática das mesmas, com os seus passos característicos.
A manhã permitiu-nos, ainda, sermos muito bem recebido na Câmara Municipal de Jelgava e partir daí para Vilce, onde, à tarde, realizámos uma atividade de orientação e vários jogos (em equipas), num pavilhão adjacente ao parque.
O dia 24 (4ª feira) incluiu atividades muito especiais e inesquecíveis. Partimos de autocarro e de manhã pudemos usufruir de uma visita guiada à “Song and Dance Celebration Exhibition - SongSpace“. Foi um momento inesquecível, tanto pela riqueza e interatividade da Exposição como pela beleza do espaço onde se realiza o Festival de Dança na Letónia, elemento essencial da sua identidade nacional.
Após o almoço o tempo foi dedicado a uma outra visita guiada, desta vez à capital do país – Riga – mais especificamente à parte antiga e histórica. É uma cidade muito agradável e facilmente palmilhável, com diversos pontos de interesse cultural. A seguir à visita guiada tivemos algum tempo livre, para conhecermos outros locais da capital e comprar os habituais souvenirs.
Na 5ª feira, dia 25 (feriado nacional em Portugal) fomos presentados com as apresentações das danças nacionais da Roménia e da Polónia e experimentar, na prática, os passos mais tradicionais das mesmas.
Terminadas as atividades supracitadas, os alunos dos diversos países foram divididos em duas equipas e foi-lhes atribuída a tarefa de criarem uma dança “europeia”, com passos / movimentos de todas as danças apresentadas ao longo da semana. Os ensaios encheram-se de ideias criativas, com registos de todos os países participantes nesta mobilidade.
Com uma manhã de trabalho tão árdua, a tarde deu lugar a uma visita guiada ao Palácio de Rundāle e ao seu jardim francês, carregados de História e Cultura, o que enriqueceu, certamente, todos os alunos.
Rapidamente chegou a 6ª feira, o último dia de atividades com todos os alunos e professores. A manhã foi dedicada à preparação, em grupos, das “Questing Routes” e a tarde à verificação das mesmas, nos locais onde em cada uma foram deixadas as questões. Todos ficaram, assim, a conhecer melhor a zona envolvente da Escola e vários factos interessantes sobre os países envolvidos nesta mobilidade.
A tarde terminou em beleza, com uma cerimónia de encerramento, que agregou alunos, docentes e famílias anfitriãs, na casa da cultura de Olzonieki. Diversas canções e danças tipicamente letãs foram apresentadas a quem assistia, a tal demonstração de alguns dos elementos mais representativos da identidade do país anfitrião. Todos puderam participar, dançar e conviver, de forma alegre e saudável nesta atividade final.
Sábado foi o dia de nos despedirmos da Letónia e rumar a Portugal. Todos nos sentimos muito gratos e enriquecidos, depois de vivenciar de forma tão intensa esta semana.
Um agradecimento especial a todos quantos estiveram envolvidos, das mais variadas formas, nestes dias de encontro Erasmus e contribuíram para que tudo fosse um sucesso!
Let’s do it!
A Equipa Erasmus+
Comments